Centro de Educação e Assessoramento Profissional

VIII Colóquio Nacional de Direitos Humanos acontece em Passo Fundo

Nos dias 7, 8 e 9 de maio acontece, em Passo Fundo, a oitava edição do Colóquio Nacional de Direitos Humanos. O Colóquio é uma iniciativa da  Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo em parceria com instituições de ensino, organizações não governamentais, entre elas o CEAP, e movimentos populares. Organizado a cada dois anos, o Colóquio aborda, em cada edição, uma temática específico. Na edição número oito o tema é Resistência e Direitos Humanos com o lema: “Se nos oprimem, se nos querem matar, temos direito a resistir e a re-existir” Além do painel central, a atividade também inclui, durante os três dias, minicursos, oficinas e cine fórum.
O Colóquio destaca-se também pela entrega, em cada edição, do Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos. Dividido em duas categorias, entidades e personalidades,  o prêmio é um reconhecimento do trabalho de indivíduos e organizações em defesa e promoção dos Direitos Humanos. O CEAP, na edição número sete do Colóquio, foi a entidade premiada.
A RESISTÊNCIA  como tema central da oitava edição do Colóquio busca debater o atual cenário de retrocessos que o país tem experimentado, especialmente com o avanço do conservadorismo e a retirada de direitos fundamentais. “Em contextos de dominação e opressão, a resistência popular se apresenta como a possibilidade de re(existência) e de construção de alternativas para permanecer e para reforçar as dinâmicas de organização e de luta”, diz o documento do VIII Colóquio Nacional de Direitos Humanos.
A programação completa do evento está disponível em http://www.cdhpf.org.br

Gostou, então compartilhe!