Centro de Educação e Assessoramento Profissional

Um problema socioambiental

No segundo episódio da série “Travessia”, lideranças de movimentos sociais e organizações populares refletem sobre as condições políticas e ambientais que abriram caminho para que a Covid-19 se desenvolvesse e ganhasse o status de pandemia. 
Em seus depoimentos, as entrevistadas e os entrevistados enfatizam que o coronavírus não pode ser visto como um fato isolado: ele está atrelado a crise socioambiental vivida pelo mundo, fruto de um sistema capitalista, racista e patriarcal que degrada a natureza e não se preocupa com a justiça social e, menos ainda, com a justiça ambiental. Foi o modo de vida e os padrões de desenvolvimento impostos por esse sistema, que coloca o lucro acima de tudo, que potencializou o desenvolvimento do vírus, possibilitando suas transmutações e fazendo com que ele ganhasse a força de uma pandemia mundial.
As lideranças lembram que tudo isso deixa claro que o mundo dominado pelo mercado não responde ao bem-estar da humanidade. A pandemia traz à luz um mundo de desigualdades e injustiças, que precisa ser mudado.
Confira:

Gostou, então compartilhe!