Centro de Educação e Assessoramento Profissional

Fórum de Saúde de Passo Fundo discute propostas para a XI Conferência Municipal de Saúde

O Fórum de Luta pela Saúde de Passo Fundo, que reúne um conjunto de entidades e lideranças sociais, realizou sua quarta reunião temática para discutir propostas para a XI Conferência Municipal de Saúde de Passo Fundo. A Conferência irá acontecer nos dias 5 e 6 de maio e servirá, como prevê a legislação do SUS, como subsídio para a elaboração do Plano Municipal de Saúde.
O Fórum de Saúde tem sido sempre propositivo em todas as Conferências Municipais, apresentando propostas para serem debatidas na Conferência. Para a XI Conferência o Fórum se reuniu quatro vezes para aprofundar os temas a serem abordados e apresentar as propostas. Entre as questões que serão levadas à Conferência destacamos a solicitação para que haja aumento na cobertura da Estratégia Saúde da Família, reafirmando que a atenção básica é um dos gargalos em Passo Fundo a sua ampliação como saída estratégica para a resolução dos problemas como a superlotação das emergências. No tema do HIV/AIDS propomos a qualificação dos profissionais para atender as demandas e concretizar a descentralização do atendimento, além de fortalecer entidades sociais que trabalham este tema na cidade. Destacamos ainda a proposta de discutir, à luz da legislação atual, o tema da saúde mental diante da realidade local. Por último destacamos as propostas sobre o Controle Social, especialmente as que tratam sobre o fortalecimento deste para qualificar o trabalho do Conselho e das suas comissões.
Estas e demais propostas discutidas no Fórum serão sistematizadas e publicadas num jornal que será distribuído a todos os participantes da XI Conferência Municipal de Saúde de Passo Fundo.

Gostou, então compartilhe!