Centro de Educação e Assessoramento Profissional

Em primeiro lugar, cuidar da vida

A pandemia da Covid-19 chegou de forma inesperada, gerando cenários de angústias e incertezas. Dentro dos movimentos sociais e das organizações populares, inúmeras dúvidas surgiram. Como manter a mobilização durante o isolamento social? Como seguir realizando atividades político-formativas sem estar em contato presencial com as pessoas e sem poder ocupar a rua e os espaços públicos? Quais as contribuições que cada organização pode oferecer para o enfrentamento desse cenário de crise?
Vivenciamos um processo de travessia de um acontecimento que ainda está em curso e, por isso, as respostas para essas perguntas não são definitivas. Contudo, apesar das diferentes possibilidades de interpretação deste momento histórico marcado pela pandemia, entre as lideranças dos movimentos sociais e das organizações populares existe uma certeza: em primeiro lugar, importa cuidar da vida.
Essas são as principais reflexões apresentadas no primeiro episódio da série de audiovisuais “Travessia”, que integra o estudo “O impacto da Covid-19 na ação dos movimentos sociais populares” realizado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). Neste episódio, dirigentes das organizações entrevistadas fazem reflexões sobre os desafios e as transformações que marcam o período atual.
Assista o Episódio 01:

Gostou, então compartilhe!