Telefone: (54) 3313.6325

Notícias

02 de agosto de 2019 às 09:08 / Notícias

CEAP recebeu visita do Presidente do Conselho Nacional de Saúde – CNS e da Coordenadora da Comissão de Educação Permanente do CNS.

Entre 2017 e 2018 o CEAP executou, junto com o Conselho Nacional de Saúde – CNS e em parceria com a Organização Pan-americana da Saúde – OPAS um projeto de formação nacional para conselheiros/as de saúde e lideranças de movimentos e organizações populares. O projeto “Formação de Formadores e multiplicadores para o Controle Social” possibilitou a realizou de oficinas de formação em todos os estados do país e no Distrito Federal totalizando 71 oficinas com participação de 4 mil conselheiros/as e lideranças sociais.

A segunda etapa do projeto está em fase de planejamento e para dar forma à proposta estiveram no CEAP, nos dias 11 e 12 de julho, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde – CNS Fernando Pigatto, a Coordenadora da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS – CIEPCSS Sueli Goi Barrios e a Secretária Executiva do Conselho Nacional de Saúde, Ana Carolina Dantas.  Durante os dois dias de trabalho, os participantes estabeleceram um cronograma de ações a serem desenvolvidas para a execução das oficinas de formação. Entre outros temas definiram as reuniões com a Comissão de Educação Permanente do CNS, reuniões com a Mesa do CNS e os prazos para a apresentação da proposta de mobilização, conteúdo, material, comunicação e outros temas referentes à execução do mesmo.

Ressalta-se que o primeiro projeto executado pelo CEAP em parceria com o CNS e financiado pela OPAS mobilizou mais de 7 mil pessoas que fizeram suas inscrições na plataforma disponibilizada para tal. Desse total, 4 mil participaram efetivamente das 71 oficinas que foram realizadas em todos os Estados e no Distrito Federal. Desse total, 80% foram conselheiros e conselheiras de saúde e 20% lideranças de organizações e movimentos populares. Pelo CNS quem acompanhou a execução do projeto participando ativamente do mesmo, desde sua formulação inicial até a avaliação final foi a Comissão de Educação Permanente para o Controle Social no SUS.

Em virtude da avaliação positiva do primeiro projeto que atendeu à demanda histórica por formação de conselheiros/as e lideranças sociais para o controle social no SUS, foi pensada a segunda etapa do mesmo e já aprovado pela OPAS. No total serão realizadas, nesta segunda etapa, 84 oficinas contemplando todos os estados e o Distrito Federal. Cada oficina terá duração de 3 dias. O início da realização dessas oficinas está previsto para o primeiro semestre de 2020.

Na visita ao CEAP, o Presidente do CNS, Fernando Pigatto, ressaltou a importância da segunda etapa do projeto e elogiou a parceria do Conselho Nacional com o CEAP. Segundo ele, para o CNS a realização desta segunda etapa de formação em nível nacional é fundamental para fortalecer o controle social e especialmente para a defesa do Sistema Único de Saúde. Para ele, o CEAP é o ator principal na proposição metodológica da proposta formativa e na execução da mesma. Com sua trajetória no Controle Social, o CEAP, segundo Pigatto, contribui de forma significativa para o alcance dos objetivos da formação.

A coordenadora da Comissão de Educação Permanente, Sueli Goi Barrios, também ressaltou a importância da continuidade da formação. Segundo Suely, a formação deve ser permanente para a qualificação do controle social. “As conjunturas mudam, os cenários são outros, a política está em permanente mudança e os conselheiros e as conselheiras precisam estar permanentemente em formação para atuarem diante dessas mudanças, incidindo, avaliando e propondo na política de saúde, na defesa do SUS, do Controle Social e da democracia. É isso que se busca com a formação”.

O Coordenador Executivo do CEAP, Valdevir Both, falou sobre a importância da presença do Presidente do Conselho Nacional, da Coordenadora da CIEPSS e da Secretária Executiva do CNS. Segundo ele, a presença destes reforça a confiança do CNS no CEAP não só na execução do projeto de formação mas também de outras iniciativas em defesa do SUS em que os dois atores estão juntos. O CEAP tem experiência de mais de 20 anos de trabalho com a formação e qualificação de lideranças para o SUS e a parceria com o CNS é resultado dessa experiência nacionalmente conhecida.

 

Novidades por E-mail

Receba nosso informativo
por e-mail e fique atualizado.

Passo Fundo, Rio Grande do Sul
Rua Anibal Bilhar, 865 - Vila Lucas Araújo - CEP 99074-470
Telefone: (54) 3313.6325
E-mail: ceap@ceap-rs.org.br