Centro de Educação e Assessoramento Profissional

CEAP recebe alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Alunos do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Passo Fundo, visitaram o CEAP no último dia 30 de agosto (quinta feira) e realizaram atividade formativa na sede da instituição. A atividade faz parte da proposta de imersão dos alunos em atividades fora da sala de aula. Na visita realizada ao CEAP os participantes tiveram acesso aos materiais publicados pela instituição e a apresentação do trabalho realizado pelo CEAP no âmbito do controle social. Em outro momento, o educador popular do CEAP, Jorge Gimenez, fez uma análise da conjuntura da saúde e posteriormente debate com os presentes.
Segundo Vanderleia Daron, professora que acompanhou a atividade dos alunos, o contato dos educandos com instituições que trabalham pelo fortalecimento do SUS e da participação social, como é o caso do CEAP, é fundamental para que na formação acadêmica dos futuros profissionais da saúde o SUS seja compreendida como uma política de saúde estratégica para a garantia do direito humano à saúde e que tenham ciência da importância do controle social e do trabalho da sociedade civil organizada no fortalecimento e defesa da política pública de saúde.
O campus Passo Fundo da UFFS foi fruto da articulação de um conjunto de entidades e movimentos sociais e populares, entre elas o CEAP, que trabalharam para que a região tivesse uma instituição pública com formação na área da saúde direcionada para o SUS. A participação dos alunos em atividades como esta fazem parte dessa proposta formativa diferenciada.

Gostou, então compartilhe!