Telefone: (54) 3313.6325

Notícias

13 de março de 2019 às 17:03 / Notícias

CEAP realizou Seminário em Brasília sobre o SUS e a 16ª Conferência Nacional de Saúde

Nos dias 25 e 26 de de fevereiro, o CEAP realizou, em Brasília, Seminário sobre o SUS e a 16ª Conferência Nacional de Saúde. Participaram do Seminário representantes de mais de 12 organizações sociais, populares e sindicais. A atividade foi continuidade do Seminário realizado em dezembro do ano passado que discutiu sobre o SUS e o Neoliberalismo, também realizado em Brasília

No dois dias de atividade os participantes discutiram sobre os desafios do SUS diante da conjuntura nacional e sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde. Sobre o primeiro tema o economista e professor da UNICAMP, Eduardo Fagnani falou, por vídeo, sobre a reforma da previdência e suas implicações para o SUS. Segundo o professor, existem hoje outros mecanismos para enfrentar o desemprego e a recessão da economia, não sendo a reforma da previdência com a reforma sem a qual a economia não se recupera. Segundo ele, o que se pretende com a Reforma é a retirada de direitos aos moldes da reforma trabalhista.

Ainda sobre a primeira parte do Seminário, o Coordenador Executivo do CEAP, Valdevir Both, falou sobre a necessidade de repensar o  modelo democrático diante da sua incapacidade, segundo ele, de enfrentar as questões como desigualdade e concentração de renda. Além disso, os ataques à democracia como os recentes golpes ou suas tentativas demonstram a necessidade de sua reconstrução de modo que  seja capaz, por um lado, de radicalizar a própria democracia e, por outro lado, de resistir aos ataques quando esta mesma democracia não responde aos interesses privados e corporativos. Nas palavras de Valdevir “a nossa democracia precisa de mecanismos de defesa mais potentes ancorados na base de uma sociedade plural e participativa da vida politica e social de um país.

Na segunda parte do Seminário os participantes discutiram sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde, especialmente sobre os desafios aos movimentos e organizações populares e sindicais. Foi unânime a avaliação de que inspirados na 8ª Conferência Nacional de Saúde, a 16ª precisa ser uma Conferência politizada em que se reafirme o compromisso com a Democracia, com o fortalecimento do SUS e com o seu adequado financiamento. Os participantes assumiram uma série de compromissos com ações e atividades nos estados de modo a qualificar o processo 16ª Conferência Nacional de Saúde na sua fase municipal e Estadual.

O próximo encontro será no mês de maio, novamente em Brasília.

Novidades por E-mail

Receba nosso informativo
por e-mail e fique atualizado.

Passo Fundo, Rio Grande do Sul
Rua Anibal Bilhar, 865 - Vila Lucas Araújo - CEP 99074-470
Telefone: (54) 3313.6325
E-mail: ceap@ceap-rs.org.br