Centro de Educação e Assessoramento Profissional

CEAP realizou Curso de Formação em Rondônia

O Curso, desenvolvido em parceria com a Opas, foi realizado nos dias 28 a 30 de julho na capital de Rondônia, Porto Velho e teve participação também de lideranças do Estado do Acre. No total foram 35 lideranças dos dois estados.
O curso na região Norte do país é parte da formação que o CEAP vem realizando em diferentes estados. Já realizamos nos três estados da região sul e está previsto, ainda este ano, fazer cursos em três estados do nordeste. No norte a formação reuniu lideranças de várias organizações sociais, muito delas já com atuação nos conselhos de saúde, municipal e estadual.
O curso tratou de vários temas relacionados ao exercício do controle social, entre o que destacamos o debate em torno do conceito de saúde como direito humano fundamental, a organização e funcionamento do SUS, especialmente a partir do Decreto 7.508/2011 que institui, entre outros temas, o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde. Tratou-se ainda sobre os desafios do exercício do controle social e sobre a política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos.
Na parte final da formação os participantes avaliaram positivamente a experiência e sugeriram a realização de mais cursos formativos, tanto para a formação permanente dos que já estão no exercício do controle social quanto para a formação de novas lideranças.

Gostou, então compartilhe!