Centro de Educação e Assessoramento Profissional

CEAP promove seminário virtual para debater o impacto da Covid-19 na ação dos Movimentos Sociais Populares

Evento contará com a presença do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos
A pandemia da Covid-19 chegou de forma repentina, surpreendeu o mundo e gerou cenários de insegurança e angústias. Novas dinâmicas de vida, de trabalho, de interação entre as pessoas e de acesso aos espaços públicos precisaram ser adotadas, a fim de reduzir ao máximo a propagação do vírus e garantir que os sistemas de saúde tivessem capacidade de cuidado. 
Assim como o conjunto da sociedade, os movimentos e organizações sociais populares também foram impactadas pela pandemia, uma vez que o isolamento social – medida protetiva recomendada pelas autoridades de saúde como a mais eficaz -, limitou de forma significativa a atuação dessas organizações, retirando-as de um de seus principais espaços de atuação histórica: a “rua”. Limitado o acesso a esse espaço, os movimentos também tiveram dificultada sua atuação próxima e presencial junto às comunidades e pessoas, que são a causa e a razão de sua existência.
Buscando compreender melhor o impacto da pandemia nas ações dos movimentos e organizações sociais populares do Brasil, pesquisadores ligados ao Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) dedicaram-se, ao longo de quatro meses, a entrevistar membros de 23 organizações nacionais que possuem uma ampla atuação temática e participam, também, do conjunto das lutas democráticas e populares do país.
Durante as entrevistas, realizadas através de meios eletrônicos, dirigentes dos movimentos foram convidados a responder diversas questões como, por exemplo: de que modo entendem a pandemia do coronavírus no Brasil e no mundo; que avaliação fazem dos cenários do ambiente social e político neste contexto; que impacto a pandemia teve na ação dos movimentos;  quais são os meios e ferramentas digitais com os quais a organização vem atuando neste período; e quais são os novos formatos de atuação que estão sendo geradas no marco da pandemia.  As conversas foram desenvolvidas com o objetivo de identificar se houve e quais são as mudanças ocorridas nas ações político-organizativas e político-educativas dos referidos movimentos sociais. A intenção era compreender como as organizações têm se preparado e se reinventado para responder aos desafios atuais e futuros, além de entender em que medida estas mudanças provocadas pelo contexto de pandemia podem ser consideradas com força performativa constitutiva ou se são ajustes superficiais e não duradouros.
O acúmulo gerado durante as entrevistas deu origem ao estudo “O Impacto da Covid-19 nos Movimentos Sociais Populares” e à série de audiovisuais “Travessia”, que serão apresentados durante um seminário virtual que acontece na próxima terça-feira (22). O evento contará com a participação do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, reconhecido mundialmente como um dos principais intelectuais da atualidade. O seminário inicia às 14h e será realizado através da plataforma Zoom, com transmissão simultânea ao vivo pela página do CEAP no Facebook e pelo canal da entidade no Youtube.
Após a realização do seminário, todos os materiais oriundos do estudo serão disponibilizados pelo CEAP. A entidade também promoverá debates acerca do tema junto ao Fórum Nacional de Defesa do Direito Humano à Saúde e demais movimentos e organizações sociais populares interessadas no assunto. 

Boaventura de Sousa Santos possui ampla experiência de pesquisa em assuntos ligados aos movimetos sociais

Sobre Boaventura
Boaventura de Sousa Santos é Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Pensador crítico de esquerda mundial, o sociólogo tem escrito e publicado extensivamente sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, direitos humanos e reformas do Estado, com pesquisas de campo realizadas em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador. Suas principais áreas de pesquisa são a sociologia política, a epistemologia e os estudos pós-coloniais.
Confira a programação do seminário
14:00 – Abertura;
14:10 – Lançamento do Centenário Paulo Freire;
14:20 – Apresentação do estudo – Paulo César Carbonari;
14:40 – Lançamento da série de audiovisuais “Travessia” com participação do Diretor Guilherme Castro;
15:00 – Comentários de Boaventura de Sousa Santos;
15:40 – Contribuição de entrevistados/as e participantes;
16:30 – Encerramento.

Gostou, então compartilhe!