Centro de Educação e Assessoramento Profissional

CEAP organiza duas oficinas autogestionadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde

A 16ª Conferência Nacional de Saúde inicia dia 04 de agosto, em Brasília. Durante os quatro dias de Conferência acontecerão também oficinas autogestionadas propostas por entidades e organizações sociais, populares e sindicais. O CEAP será proponente de duas atividades.
A primeira, que será no dia 05 de agosto, o tema é Democracia e Saúde. A atividade é uma proposição conjunta do CEAP, Plataforma DHESCA Brasil e a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. Nesta oficina os proponentes irão abordar a garantia do direito à saúde como sendo unicamente possível em estados democráticos. Sem o princípio da democracia, o SUS como sistema universal e com participação social não seriam possíveis, daí a relação intrínseca entre os dois. Além disso, os proponentes irão fazer uma aproximação entre a agenda de reforma do sistema político com a experiência participativa no SUS.
A segunda atividade, cujo tema é Saúde, Assistência e Previdência, a proposição é em conjunto com a União Brasileira de Mulheres – UBM e a CONTAG. Nesta atividade os proponentes irão abordar o tema da proteção social incluindo as três políticas que a integram hoje à luz das reformas e políticas econômicas adotadas recentemente. O intuito é aproximar a relação do ajuste fiscal, das reformas e das políticas liberais do atual governo com o princípio constitucional da seguridade social.
Além das atividades autogestionadas, o CEAP também integra a Comissão de Relatoria da  16ª Conferência contribuindo na sistematização das propostas elaboradas nos estados.

Gostou, então compartilhe!