Centro de Educação e Assessoramento Profissional

CEAP encerra formação nacional para Conselheiros de Saúde e Movimentos Sociais

Após perpassar pelos 27 estados, encerra-se hoje, em Brasília, o processo de formação para Conselheiros de Saúde e Movimentos Sociais realizado pelo CEAP em parceria com o Conselho Nacional de Saúde com apoio da OPAS. No total foram 70 oficinas de formação de dois dias cada, atingindo diretamente 3.800 lideranças.
Durante os 18 meses de duração do projeto, foram mobilizadas mais de 6.500 lideranças de todos os estados e envolveram, na mobilização e realização, todos os Conselhos Estaduais de Saúde.
Na avaliação da Sueli Barrios, presidenta da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do Conselho Nacional de Saúde, o projeto foi fundamental para discutir com os mais de 3 mil conselheiros sobre o momento que vivemos no Brasil considerando os retrocessos no SUS e para o fortalecimento do Controle Social no Brasil. Na avaliação dos Conselhos Estaduais, segundo a Sueli, o projeto contribuiu para qualificar o debate em torno do SUS e seus desafios e contribuiu também para renovar as esperanças por um sistema de saúde público, universal e de qualidade.
Já na avaliação do Ronald, Presidente do Conselho Nacional de Saúde, o CNS acertou em apostar num processo formativo nacional pois este projeto fez com que retomássemos nosso protagonismo enquanto controle social. Além disso, o projeto possibilitou o debate nos estados sobre as questões centrais do SUS, seus desafios e os retrocessos. Por isso, segundo Ronald, o resultado deste processo é positiva e o CEAP teve um papel fundamental, com sua expertise e sua experiência na formação popular.
O projeto previa também a multiplicação do conteúdo trabalhado e por isso várias experiências de multiplicação estão sendo realizadas no Brasil inteiro. O CNS está debatendo a continuidade do projeto para os próximos anos.

Gostou, então compartilhe!