Centro de Educação e Assessoramento Profissional

CEAP 2030: para onde ir?

O romancista, poeta e matemático Charles Lutwidge Dodgson na obra “Alice no país das maravilhas” escreveu o conhecido diálogo entre a personagem principal da obra, Alice, e o gato:
– O senhor pode me ajudar? Diz Alice.
– Claro. Responde o Gato.
– Para onde vai essa estrada?
– Para aonde você quer ir?
– Eu não sei. Estou perdida.
– Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve.
O diálogo é um clássico e muito utilizado exemplo da necessidade de saber para onde ir. Isso pode ser traduzido na necessidade de planejar e planejar é decidir para onde e por onde ir, onde chegar e qual caminho melhor para chegar. Esse é o exercício que o CEAP está fazendo com seus associados/as e parceiros nos últimos três meses e deverá, como resultado desse processo, elaborar um documento orientador das ações institucionais para os próximos 10 anos.
O exercício de planejar a instituição de 10 em 10 anos vem sendo feito desde o ano 2000. A primeira foi o decenal 2000-2010, a segunda o decenal 2011-2020 e, agora o decenal 2021-2030. O exercício foi muito positivo para o CEAP e por isso tornou-se uma cultura institucional olhar a longo prazo para projetar a ação institucional nesse período.
Para a elaboração deste último decenal o CEAP ouviu, além dos seus associados/as, lideranças sociais e movimentos e organizações sociais, populares e sindicais parceiras. No total 40 lideranças  e 13 organizações responderam o questionário enviado pelo CEAP. As respostas orientaram o debate institucional, especialmente na plenária III que tratou exclusivamente sobre os temas e áreas de atuação do CEAP e sua missão institucional. Antes disso, porém, os/as associados/as discutiram sobre a conjuntura nacional na plenária I e sobre os desafios da educação popular na plenária II.
Como síntese das plenárias será elaborado um documento orientador para os próximos 10 anos em que os grandes temas discutidos serão registrados como decisões que foram tomadas pelos/as associados/as. O documento, como nos outros decenais, servirá de guia de atuação do CEAP até 2030.
Além do decenal, o CEAP também tem a cultura institucional de elaborar seu planejamento trienal. Este, diferente do decenal, é um instrumento mais detalhado com prazos, responsabilidades, ações, objetivos, atividades, etc. Sua elaboração deve contemplar as decisões gerais e estruturais definidas no decenal e por isso é um exercício sempre posterior ao decenal. Além disso, por ser elaborado de três em três anos, o decenal abrange três planejamentos trienais e o último ano, o décimo, é aproveitado para fazer decenal seguinte.  Para a elaboração do trienal serão realizadas duas plenárias com os/as associados/as. A primeira será para a definição das linhas gerais do trienal e a última para aprovação da mesma. A equipe a direção da entidade terá a responsabilidade de elaborar a proposta e submeter para aprovação dos/as associados/as.
Por fim, para o CEAP planejar a instituição a longo prazo é fundamental para sua atuação local, regional e nacional. A instituição é reconhecida hoje nacionalmente pois tomou a decisão, em plenária com associados/as e ouvindo lideranças e instituições parceiras, de ampliar sua atuação em nível nacional nos últimos 10 anos. A avaliação hoje é de que aquela decisão foi acertada e hoje o desafio é novamente olhar até 2030 e projetar a ação institucional para esse período, cuidando do que já conquistou e encontrando caminhos para fortalecer ainda mais sua presença nacional e seu papel com os demais movimentos e organizações sociais, populares e sindicais. Da mesma forma como na atuação nacional, é no processo de planejamento que o CEAP define também sua atuação local, orientando suas ações dentro do mesmo período.
 

Gostou, então compartilhe!